Inscrições para Oficina Projeto Resgate a Infância no Distrito Federal encerram nesta quarta-feira (23/8)

Educadores e demais integrantes da rede de proteção para o combate ao trabalho infantil serão capacitados

Encerram-se nesta quarta-feira, dia 23 de agosto, as inscrições para as Oficinas de Formação do Projeto Resgate a Infância no DF (Eixo Educação), realizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

As oficinasserão realizadas em duas turmas nos dias 28 e 29 de agosto, na Sede da Procuradoria-Geral do Trabalho (SAUN, Quadra 5, bloco C, Torre A). Turma 1: das 8h30 às 12h e Turma 2: das 13h30 às 17h. Haverá certificado para todos os participantes. Para inscrever-se, clique aqui.

O evento é realizado sob a supervisão da procuradora Ana Maria Villa Real, coordenadora Regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente do MPT no Distrito Federal. O procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima será o coordenador das oficinas.

Durante o Treinamento, serão debatidos os aspectos legais, sociais, históricos e culturais do trabalho infantil, além de as políticas públicas e ações estratégicas de prevenção e enfrentamento do problema, dentre outros temas. Os participantes também receberão orientações sobre como abordar o tema, criando e implementando planos de atuação.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), existem cerca de 168 milhões de crianças e adolescentes que trabalho em todo o mundo, sendo que 85 milhões exercem atividades perigosos ou insalubres e 5 milhões vivem em condições análogas à escravidão.

No Brasil, apesar da redução ocorridas nos últimos anos, ainda existem quase 2,7 milhões de crianças e adolescentes em situação de trabalho, sendo segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD 2015. No Distrito Federal a pesquisa apontou 18.487 crianças e adolescentes em situação de trabalho, sendo 52% em desacordo com a legislação.

 

 

Imprimir