Seminário destaca desafios para garantir saúde e segurança no meio ambiente de trabalho

Evento reuniu especialistas, profissionais e estudantes da área de Saúde e Segurança do Trabalho

Mais de 200 pessoas participaram, na quarta e quinta-feira (20-21/9), do XXVII Seminário de Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho do Distrito Federal. Nos dois dias, acadêmicos proferiram palestras sobre o Plano de Ação da OPAS/OMS para saúde do trabalhador na região das Américas; Qualidade de vida no Trabalho; Requisitos para criação de uma cultura de prevenção de acidentes e doenças no Brasil contemporâneo e Segurança e Saúde no Trabalho no e-Social.

Além disso, as personalidades que mais se destacaram em prol da saúde e segurança do trabalhador receberam Comendas de Honra ao Mérito da Segurança e Saúde do Trabalho. Os homenageados de 2017 são: o engenheiro de Segurança do Trabalho Carlos Donizete Silva, o técnico em Segurança do Trabalho Edson Ferreira Câmara, a professora Ana Magnólia Bezerra Mendes e o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região Mário Macedo Fernandes Caron.

O procurador do Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal Charles Silvestre Lustosa destaca a importância da segurança na realização do labor. “O trabalho tem de ser entendido como direito, um bem necessário de cada cidadão, mas dele não se pode desatrelar o valor da segurança”, afirma o procurador.

Na avaliação do chefe de Serviços Técnicos do Centro Regional da Fundacentro no Distrito Federal, Dionisio Leone Lamera, as orientações apresentadas no Seminário buscam preservar a saúde do trabalhador por meio da prevenção. “O objetivo foi trazer novas tecnologias, informações técnico-científicas na área de Segurança do Trabalho, buscando orientar empresários, trabalhadores, profissionais da área de saúde e segurança do trabalho para que os conhecimentos adquiridos por meio das palestras resultem na preservação de vidas”, declara.

O Seminário foi organizado pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), entre outras instituições.

 

 

Imprimir