Procuradores lançam livro sobre Trabalho Escravo Contemporâneo

Obra será apresentada durante Seminário Combate ao Trabalho Escravo

Organizado pelos procuradores Cristiano Paixão e Tiago Muniz Cavalcanti, a obra Combate ao Trabalho Escravo – Conquistas, Estratégias e Desafios será lançado na próxima segunda-feira, dia 25 de setembro, às 19h15, durante o Seminário que comemora os 15 anos de atuação da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conaete). O evento será realizado no auditório do Centro Universitário IESB Campus Norte, localizado no SGAN 609 – Módulo D, Avenida L2 Norte – Brasília (DF).

Além de ressaltar a diversidade nas configurações da escravidão e as possibilidades de ações institucionais e sociais que levem em consideração a complexidade do fenômeno no Brasil contemporâneo, em suas múltiplas manifestações, o Livro pretende realizar avaliação consistente do combate ao trabalho escravo pela sociedade civil e pelos organismos de Estado, sobretudo o Ministério Público do Trabalho, desencadeando uma reflexão acerca dos desafios que se colocam ao enfrentamento do problema na contemporaneidade.

Para tanto, o material foi dividido em dois eixos temáticos. No primeiro deles — “Inventário das conquistas brasileiras no combate ao trabalho escravo” —, pretende-se revisitar o passado e, com isso, propor um inventário dos avanços no enfrentamento da escravidão contemporânea, com destaque para as experiências no plano social, institucional, jurídico e político, mediante a descrição de casos concretos, análise de políticas públicas, conquistas institucionais e testemunhos de atores envolvidos no enfrentamento.

Com o objetivo de estabelecer uma reflexão para o futuro, o segundo eixo temático — “Desafios e estratégias prospectivas do combate ao trabalho escravo” — se concentra no diagnóstico de novas formas de escravidão e na construção de métodos inovadores de enfrentamento.

 

 

Imprimir