Representantes da ONG Educafro participam de reunião no MPT-DF/TO

Inclusão de negros no mercado de trabalho foi a pauta da reunião

A procuradora Ludmila Reis Brito Lopes recebeu representantes da ONG Educafro nessa quinta-feira (14/12). A entidade, sediada em São Paulo (SP), luta pela inclusão de negros nas universidades públicas e particulares. Também atua em políticas públicas e ações afirmativas na educação, voltadas para negros e pobres, promoção da diversidade étnica no mercado de trabalho, defesa dos direitos humanos, combate ao racismo e a todas as formas de discriminação.

O coordenador-geral do Educafro, Frei David Santos, encaminhou sugestões para o Ministério Público do Trabalho para mapear como os trabalhadores se declaram em termos de raça, gênero e orientação sexual. Para o Frei David, é importante conhecer a posição que os negros ocupam dentro das empresas, além das políticas de diversidade para buscar a igualdade de oportunidade para todos.

A procuradora Ludmila Reis Brito Lopes, que desenvolve Projeto para promoção da igualdade de raça no mercado de trabalho do Distrito Federal, também considera fundamental garantir a valorização do trabalho do negro. “A inclusão de gênero e pessoas com deficiência na alta e média administração é desafio que precisa ser enfrentado. A participação no nível gerencial é diminuta nas empresas públicas e privadas. A mesma situação vale para as pessoas com deficiência. Precisamos mudar esse quadro”, afirma.

O Projeto coordenado pela procuradora Ludmila Brito Lopes tem o objetivo de conscientizar e garantir que empresas privadas e públicas contratem trabalhadores e universitários negros.

O representante da Educafro no Distrito Federal, Artur Antonio, sugeriu a participação do Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal em evento que será organizado pela Instituição em Brasília (DF) no dia 7 de fevereiro.

Além de assessores da Educafro, também participou da reunião o subprocurador-geral do Trabalho Otávio Brito Lopes.

 

Imprimir