Distrito Federal tem Fórum para combater os impactos dos Agrotóxicos sobre a saúde e o meio ambiente

Conheça as instituições que aderiram ao Fórum

Na manhã de hoje (21/6), foi instalado o Fórum de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos do Distrito Federal, que tem como objetivo principal proporcionar o debate das questões relacionadas aos agrotóxicos e produtos afins, que resulte em ações concretas de proteção à saúde do trabalhador, do consumidor e do meio ambiente, ante os males causados por tais produtos.

Para a procuradora Valesca de Morais do Monte – coordenadora executiva do Coletivo –, “o Fórum de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos do Distrito Federal vai funcionar como instrumento de controle social ante os riscos e danos associados aos agrotóxicos e produtos afins. Articulação entre entidades da sociedade civil organizada, órgãos e instituições governamentais e o Ministério Público serão fundamentais para atingir os objetivos propostos".

O procurador regional e coordenador do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Pedro Luiz Serafim, proferiu palestra sobre os malefícios da utilização dos agrotóxicos na produção agrícola, acarretando problemas irreversíveis na saúde de trabalhadores e consumidores, além de malefícios ao meio ambiente. Para ele, "o Fórum é instrumento valioso de controle social".

Também representaram o MPT na ocasião, o procurador-chefe Erlan José Peixoto do Prado e o procurador do Trabalho Charles Lustosa Silvestre.

 

Aderiram ao Fórum, as seguintes instituições:

- Ministério Público do Trabalho

- Ministério Público do Distrito Federal e Territórios

- Ministério Público Federal (Procuradoria da República do Distrito Federal)

- Defensoria Pública da União

- Universidade de Brasília

- Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

- Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

- Ministério do Meio Ambiente (Instituto Chico Mendes ICMBio)

- Ministério do Trabalho (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Distrito Federal)

- Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal (Diretoria de Saúde do Trabalhador da Secretaria de Saúde do DF e Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria de Saúde)

- Associação dos Engenheiros Agrônomos do Distrito Federal

- Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Distrito Federal

- Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (CREA/DF)

- Centro Internacional de Água e Transdisciplinariedade

 

 

Imprimir