Trabalho Infantil é tema de Concurso de Redação nas escolas particulares do Distrito Federal

Ação é realizada pelo SINEPE, em parceria com o MPT

O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINEPE/DF) promove, com a parceria do Ministério Público do Trabalho (MPT), a 7ª Edição do Concurso de Redação para escolas particulares.

Este ano, o tema central é a erradicação do trabalho infantil. São seis categorias, divididas de acordo com a fase escolar em que o jovem se encontra. Em todas elas, o mote central é mantido.

Por exemplo, os alunos do primeiro ano do ensino fundamental devem apresentar texto livre, de até 12 linhas, com ilustração sobre o tema: Criança não trabalha. Criança estuda e brinca.

Já para os alunos de ensino médio, é necessário redigir dissertação argumentativa de 20 a 25 linhas, respondendo às questões: “Por que ainda existe trabalho infantil em nosso País? Que soluções poderiam ser adotadas para sua erradicação?”.

A procuradora Ana Maria Villa Real, representando o MPT, explica que a parceria com o SINEPE foi um importante passo na promoção da cidadania. “Acho essencial levar o debate sobre a temática do trabalho infantil para os alunos das escolas da rede particular de ensino. Quanto mais cedo despertarmos a conscientização desses meninos e meninas, maior será o número de adultos comprometidos com a causa. São quase 60 escolas inscritas e o tema acende a discussão e desperta a atenção de alunos e educadores”, afirma.

Para o presidente do SINEPE/DF, Álvaro Domingues, são raros os casos de trabalho infantil com alunos de escolas particulares. Ainda assim, ele destaca que o tema é fundamental. “Queremos formar adultos conscientes, que possam liderar projetos e negócios com ética e que não permitam a exploração de crianças em suas áreas de atuação.”

Cada escola deve escolher, no máximo, dois textos por categoria. Os resultados finais serão divulgados no dia 17 de agosto. Os três primeiros colocados de cada categoria vão receber um tablet e um livro.

 

Imprimir