MPT-TO firma Termo de Cooperação Técnica da Rede Analítica e de Pesquisas em Produtos Químicos Agrícolas

Criação da Rede para Norte e Centro-Oeste busca apoiar e participar de ações de pesquisas, bem como efetuar análises químicas sobre o impacto dos agrotóxicos, fertilizantes, insumos e outros

O grupo formado pelo Ministério Público do Trabalho no Tocantins (MPT-TO), Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e outras instituições públicas e privadas tem como objetivo criar condições de análise e pesquisa para investigar o impacto do uso de agrotóxicos na saúde de trabalhadores, nos alimentos e no meio ambiente.

Serão avaliados os fatores ocupacionais, físicos ecológicos e antrópicos que podem influenciar nos níveis de contaminação.

A procuradora Maria Nely Bezerra de Oliveira, que também participa do Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, representou o MPT no Evento que selou a cooperação entre as instituições parceiras.

Os compromissos da Rede garantem a atuação articulada dos atores envolvidos, propiciando as condições necessárias para a implementação de atividades conjuntas.

O Ministério Público do Trabalho participará da Coordenação Executiva do Projeto, auxiliando na elaboração e aprovação dos Planos de Trabalho e das normas específicas para a realização das atividades, inclusive, subsidiando as pesquisas e projetos com acesso a informações e levantamentos realizados pelos procuradores.

Para o secretário de estado de Saúde do Tocantins, Renato Jayme, “achar o ponto de equilíbrio entre o uso do agrotóxico, a saúde da população e meio ambiente é o grande desafio”. Segundo ele, “a rede de pesquisas irá subsidiar essas ações para nosso Estado, que é um grande produtor”.

De acordo com o Relatório de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo.

Um dos objetivos do Grupo de Trabalho é apresentar informações fidedignas para dimensionar o problema ambiental e humano, em razão da exposição aos agrotóxicos, especialmente na região Norte e Centro-Oeste.

 

Imprimir