Senac firma parceria para profissionalizar jovens do sistema socioeducativo

Em solenidade realizada no auditório da Vara da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Distrito Federal (SENAC-DF) firmou Termo de Adesão ao Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 3/2018, que trata da aprendizagem profissional nas Unidades de Internação do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal.

A procuradora Ana Maria Villa Real Ferreira Ramos, coordenadora regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente do MPT-DF, destacou que, além de a profissionalização, a aprendizagem contribui para a ressignificação de valores e reconstrução de identidade dos jovens. “A aprendizagem profissional dá sentido e reforça o caráter ético-pedagógico da medida, fazendo com que a abordagem educativa prepondere sobre a sancionatória, convidando os jovens a descobrirem as suas potencialidades, a desenvolverem interesses e habilidades, despertando neles sonhos apagados pelo embrutecimento da vida e do desamparo”, declara.

Solenidade do Termo de Adesão ao Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 3/2018
Solenidade do Termo de Adesão ao Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 3/2018

A juíza Lavínia Tupy, titular da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (Vemse/TJDFT), enalteceu o trabalho realizado pela procuradora Ana Maria Villa Real. “Ela contagia todos com sua atuação”.

Destacou, também, a parceria com o Senai, como órgão pioneiro no Projeto, que permitiu introduzir a aprendizagem profissional nas unidades socioeducativas, construindo estratégias de solução. “Os resultados positivos propiciaram que estejamos aqui para estender o Termo às unidades de São Sebastião e Planaltina”, afirma. A magistrada abordou a aprendizagem como fator de proteção. “Não há como se falar em inserção social e ruptura da trajetória infracional sem falar em ensino específico na área de profissionalização e no primeiro emprego”, pondera.

Ao se manifestar, o diretor regional do Senai-DF, Marco Antonio Areias Secco, disse que, desde a criação do Senai, na década de 40, milhares de jovens passaram pelos programas formativos trabalhando na base da pirâmide. “Quando olhamos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, com poucas oportunidades e sob a avaliação rigorosa da sociedade, constatamos que a vida não deve ser olhada para trás e sim vivida, olhando para frente”, aponta Secco.

Na avaliação do diretor Regional do Senac-DF, Antônio Tadeu Perón, acreditar em dias melhores para os adolescentes infratores tem tudo a ver com a filosofia de trabalho do Senac-DF. “Essa parceria, que hoje firmamos, buscando qualificar esses jovens só vem a acrescentar e enriquecer nosso histórico de vidas mudadas, de empreendedores que a partir de um curso passam a fazer parte do mercado de trabalho. Pra nós, é gratificante podermos, nesta parceria, dar a oportunidade aos adolescentes de terem uma chance de melhorarem suas condições financeiras, quando estiverem em liberdade”, destaca.

Ao final, o embaixador da juventude da Organização das Nações Unidas Jeconias Neto, que é egresso do sistema socioeducativo do Distrito Federal, encantou a plateia contando, com desenvoltura, a sua trajetória desde a entrada para o crime e imersão nas drogas até a sua transformação social e pessoal, alcançada por meio da dedicação aos estudos, ao trabalho e à fé adventista.

Participaram da solenidade, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal e Tocantins, Erlan José Peixoto do Prado, o defensor público e coordenador do Núcleo de Execução de Medidas Socioeducativas, Márcio Pinho de Carvalho, a auditora fiscal do Trabalho Rosina Conceição Gameiro de Souza Uchida, o subsecretário do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal, Demontiê Alves Batista Filho e o presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia Farias.

Prestigiaram o Evento, as procuradoras do Trabalho do Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal Ana Cristina Desirée Barreto Fonseca Tostes Ribeiro, Renata Coelho e Carolina Vieira Mercante.

 

Aprendizagem no socioeducativo

Lançado em 2018, o ACT nº 3/2018 viabilizou a implantação de projeto-piloto, com duração de dez meses, envolvendo 60 jovens: 30 da Unidade de Internação de Santa Maria, que participam do curso de assistente administrativo, e 30 da Unidade de Internação do Recanto das Emas, matriculados no curso de pedreiro e assentamento de piso. Com a adesão do Senac-DF, o Projeto foi ampliado para as Unidades de Internação de São Sebastião e de Planaltina, contemplando atualmente 78 jovens. Os cursos ofertados pelo Senac-DF foram iniciados no dia 27 de maio.

O Acordo é celebrado pela Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude; pela Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região; pela Superintendência Regional do Trabalho do Distrito Federal; pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios; pela Defensoria Pública do Distrito Federal e Territórios, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Departamento Regional do Distrito Federal e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Distrito Federal.

 

 

Imprimir