• Informe-se
  • Notícias do MPT DF/TO
  • Procuradora Ana Maria Villa Real destaca importância da aprendizagem profissional para jovens em vulnerabilidade em Audiência Pública na Câmara Legislativa

Procuradora Ana Maria Villa Real destaca importância da aprendizagem profissional para jovens em vulnerabilidade em Audiência Pública na Câmara Legislativa

Segundo a procuradora, “a aprendizagem está sob ameaça concreta e é preciso reunir e somar forças e esforços em prol dessa luta”

Audiência Pública realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal, reuniu adolescentes, instrutores e representantes de órgãos de proteção dos direitos da criança e do adolescente para debater a Aprendizagem Profissional. A iniciativa foi do deputado distrital Fábio Felix (PSOL), que presidiu a solenidade.

Mais de 200 aprendizes participaram do Evento
Mais de 200 aprendizes participaram do Evento

A procuradora Ana Maria Villa Real, coordenadora da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente,explicou que a aprendizagem é a política pública brasileira mais adequada para transformar a realidade de jovens em extrema vulnerabilidade. “A aprendizagem profissionalvem desde o ano passado, de forma mais acentuada, recebendo ameaças legislativas de modificação e esvaziamento. Queremos despertar na sociedade a importância da aprendizagem como um projeto de nação. É uma política pública, de Estado, que tem o potencial de transformar vidas”, afirma.

Ela também destacou que a aprendizagem é importantíssima para prevenir o trabalho infantil, colocar o adolescente na escola, interromper ou evitar trajetórias infracionais. “A aprendizagem não é trabalho precário. É para atender adolescentes em situação de vulnerabilidade e jovens que estão iniciando a vida a adulta e que também venham de contexto de vulnerabilidade”, explica.

Adolescentes que cumprem aprendizagem falaram sobre as mudanças de perspectiva e de realidade social provenientes daProjeto. "O programa menor aprendiz é muito importante, temos que lutar por essa causa, tentar representar o máximo e transformar isso sim no nosso direito. É um programa que não só ajuda o jovem, mas também as empresas, o mercado de trabalho e o país", defende a aprendiz Maria Júlia, do Banco do Brasil.

Também participaram da Audiência Pública, a juíza da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas, Lavínia Fonseca Tupy Vieira Fonseca; o Secretário de Estado da Juventude, Léo Bijos, a secretária-executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, Isa Maria de Oliveira, além de representantes do Centro de Integração Empresa-Escola no Distrito Federal (CIEE), da Casa de Ismael – Lar da Criança, da Rede Nacional de Aprendizagem (RENAPSI), do Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador (CESAM), do Instituto Brasileiro Pró Educação, Trabalho e Desenvolvimento (ISBET) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (SENAI).

 

 

Imprimir