• Informe-se
  • Notícias do MPT DF/TO
  • Ministério Público do Trabalho, Organização Internacional do Trabalho e Ministério da Economia lançam Projeto de Aprendizagem Profissional Inclusiva em Cristalina (GO)

Ministério Público do Trabalho, Organização Internacional do Trabalho e Ministério da Economia lançam Projeto de Aprendizagem Profissional Inclusiva em Cristalina (GO)

O Projeto de Aprendizagem promove oportunidades de acesso ao trabalho decente para jovens em situação de vulnerabilidade socioeducacional

O Ministério Público do Trabalho (MPT), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Ministério da Economia (ME) lançaram no início deste mês o Projeto Piloto de Aprendizagem Profissional Inclusiva (API), na cidade de Cristalina (GO).

A primeira turma de aprendizes conta com 18 jovens de 15 a 21 anos matriculados na Rede Municipal de Educação, que terão acesso a vagas de trabalho ofertadas pelas empresas que aderirem ao Projeto, facilitando a transição da escola para o no mercado formal de trabalho.

Na avaliação da procuradora Helena Fernandes Barroso Marques, do Ministério Público do Trabalho, a aprendizagem profissional possibilita a quebra de um ciclo de exclusão, mediante a profissionalização de jovens e de seu ingresso no mundo do trabalho como cidadão. "A aprendizagem não pode ser mais um processo de exclusão para os jovens, ela tem que ser pensada de maneira a incluir o máximo número de pessoas, independentemente de sua condição econômica e social”, explica a procuradora Helena Marques.

Denis Freitas, coordenador-geral de Operação da Subsecretaria de Capital Humano do Ministério da Economia, considera válida essa iniciativa. "Estamos inaugurando um Projeto de grande sucesso tanto na vida desses jovens quanto nas cadeias produtivas que irão absorver esses profissionais”.

A especialista em Políticas Públicas de Mercado de Trabalho e Emprego da OIT Anne Phostuma aponta o modelo da API como inovador em termos de políticas públicas. "A OIT considera que a aprendizagem profissional é uma importante ferramenta de transição entre a escola e o mundo de trabalho, em condições de trabalho decente. Além disso, a aprendizagem é um direito garantido por lei que atua no combate ao trabalho infantil e na promoção do emprego juvenil".

O prefeito de Cristalina, Daniel Sabino Vaz, destacou a parceria com as empresas locais. “A implementação deste projeto será fundamental para os nossos jovens. Queremos agradecer aos empresários por ajudar estes jovens a ingressarem no mercado de trabalho e aprender uma profissão para sua inserção em um mercado cada vez mais competitivo. Esta situação é ímpar. Os jovens estão tendo oportunidade de trabalhar em empresas importantes de nossa cidade”, agradece o prefeito.

Com informações do Escritório da OIT no Brasil (Comunicação)

 

 

Imprimir