Jovens de unidades de internação do DF se formam em cursos técnicos de aprendizagem

Projeto do MPT com parceria do SENAI e SENAC tem objetivo de contribuir com a ressocialização de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e capacitá-los para o mercado de trabalho

Esta semana, duas turmas de aprendizes nas unidades de internação de Planaltina e de São Sebastião concluíram seus cursos. No total, 23 adolescentes do sistema Socioeducativo receberam o diploma do curso técnico de assistente administrativo.

A procuradora Ana Maria Villa Real Ferreira Ramos, idealizadora e coordenadora do Projeto – que teve início em outubro de 2018 – participou da formatura por videoconferência. Para ela, “foi incrível ver a transformação dos adolescentes e a conexão que estabeleceram uns com os outros. Ao longo desses 10 meses, os adolescentes puderam desfrutar de um ambiente saudável e construtivo; amadureceram; mudaram o jeito de falar e a postura; passaram a ter projeto de vida e a fazer planos; exercitaram em sala de aula diversas virtudes, a exemplo da solidariedade, colaboração, respeito e confiança."

Ela também destacou a importância da aprendizagem na vida desses jovens, e, principalmente, na perspectiva de um futuro diferente. “É impactante poder aferir o potencial transformador da aprendizagem profissional, cuja importância na prevenção e erradicação do trabalho infantil aumenta ainda mais ante o cenário de crescente vulnerabilidade socioeconômica trazido pela pandemia da COVID-19 e respectivas medidas de enfrentamento", explica.


Projeto:

O Projeto teve início em outubro de 2018, com duas unidades de internação (Santa Maria e Recanto das Emas). A experiência piloto envolveu 60 aprendizes, 30 de cada unidade. Naquele momento, a parceria foi feita com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Em agosto de 2019, 48 dos 60 jovens que iniciaram as turmas se formaram nos cursos de assistente administrativo e de pedreiro/pintor.

Em maio de 2019, o Serviço de Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) também aderiu ao Projeto e a aprendizagem social teve início também em São Sebastião e Planaltina. Foram duas turmas em cada unidade.

Em dezembro de 2019, o Projeto se expandiu para Brazlândia, com mais duas turmas e em fevereiro de 2020, a unidade do Recanto das Emas também recebeu mais grupos, tendo, atualmente, 60 aprendizes.

No total, 170 aprendizes participavam das aulas, simultaneamente, nas cinco unidades.


Destinações:

Além de o Projeto, o Ministério Público do Trabalho (MPT) no Distrito Federal tem destinado recursos, a partir de reversão de multas e indenizações de Sentenças, Acordos Judiciais e Termos de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) para melhorar as condições nas Unidades de Internação.

Todas elas receberam laboratórios de informática equipados com ar condicionado e data show. A unidade feminina do Gama, também, vai receber quinze computadores, ainda este mês.

O consultório odontológico da Unidade de Planaltina foi reformado. Ainda foram encaminhados medicamentos, especialmente psicotrópicos, para as Unidades.

 

Imprimir