MPT destina recurso para Projeto de Horticultura orgânica da Unidade de Internação de Planaltina

O valor será utilizado na reforma de estufas e aquisição de equipamentos e insumos

A juíza do Trabalho Vanessa Reis Brisolla acolheu as indicações do Ministério Público do Trabalho, representado pela procuradora Marici Coelho de Barros Pereira e homologou a destinação de R$ 13 mil para o Projeto de Horticultura orgânica (Fazendinha), implementado pela Unidade de Internação de Planaltina.

A origem do recurso é o Acordo Judicial firmado entre o MPT e a Centauro (SBF COMERCIO DE PRODUTOS ESPORTIVOS LTDA.), em que a empresa se comprometeu a pagar dez parcelas de R$ 103 mil.

O valor será utilizado na reforma das estufas, bem como na aquisição de vestimentas e calçados apropriados para a execução das tarefas. O próprio diretor da Unidade de Internação é quem ficará responsável pela prestação de contas junto ao MPT.

 

Conheça mais sobre o Projeto*:

O Projeto Fazendinha foi criado há dez anos, na Unidade de Internação de Planaltina, por iniciativa do agente socioeducativo Hudson Carneiro Correia, que também é técnico agrícola. O Projeto começou em uma área de 200m² dentro da Unidade, com autorização do gestor e depois foi ampliado. Com apoio de instituições públicas e privadas, o terreno baldio foi aos poucos se transformando e hoje é uma horta mantida pelos jovens que estão em cumprimento de medidas socioeducativas.

Há cinco anos, a Emater-DF participa do projeto com a capacitação dos internos com cursos de horticultura básica, boas práticas na colheita e pós-colheita para alimentação saudável. Segundo o agente Hudson, a horta é um Projeto com objetivo de nortear a profissionalização dos socioeducandos na área de horticultura. “Funciona também como uma terapia ocupacional e educativa. É uma atividade que os tira da ociosidade e proporciona aprendizado em várias áreas de forma diferente”, diz Hudson.

*Com informações e foto da Assessoria de Comunicação da Emater-DF

 

Imprimir