Ubuntu é finalista do Prêmio CNMP 2020

Projeto promove a geração de renda para comunidade quilombola de Araguaína (TO)

O Projeto Ubuntu, coordenado pela procuradora Cecília Amália Cunha, do Ministério Público do Trabalho em Araguaína (MPT-TO) é finalista do Prêmio CNMP na categoria “Transformação social”. A iniciativa foi selecionada entre as cinco melhores de todo o Ministério Público da União e agora avança à fase 2 do Prêmio.

Na mesma categoria, o MPT também garantiu a presença do Projeto: “Gente não se vende: a atuação do MPT no enfrentamento ao tráfico de pessoas”. Na categoria Tecnologia da Informação, destaque para o MPT Cosmos, que também avança à segunda fase.

O Projeto também foi selecionado para o Prêmio Innovare, que tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.

Foram cinco projetos selecionados em nove categorias, totalizando 45 iniciativas de destaque em todo o Brasil.

Conheça a lista completa clicando aqui.

 

Conheça mais sobre o Ubuntu:

De iniciativa do MPT em Araguaína, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR/TO), o Projeto busca o desenvolvimento de aptidões empreendedoras, a geração de renda a partir do uso sustentável da área rural, e ainda, a disponibilização de maior variedade de alimentos para o mercado local.

O Projeto prevê a implantação de cinco mil metros quadrados de horta com sistema de irrigação por microaspersão e de cinco hectares de mandioca para produção de farinha; a estruturação da casa de farinha; a edificação de aviário para corte e postura, com piquetes adequados e a construção de tanques de piscicultura para produção de tilápia, além de a capacitação técnica e gerencial dos quilombolas.

Durante o Projeto, cada família recebe bolsa de R$ 500 mensais. Após o término dos cursos, os quilombolas terão acesso a certificados de conclusão. O Projeto tem duração total de dois anos.

Fotos de 2019
Fotos de 2019

Os recursos são garantidos por destinação social dos procuradores do Ministério Público Trabalho em Araguaína em acordo judicial firmado na Ação Civil Pública.

 

Imprimir