MPT abre investigação após servidores denunciarem surto de coronavírus no Centro de Internação de Santa Fé do Araguaia (TO)

Foram enviados, em caráter emergencial, 100 kits de higiene para evitar propagação da COVID-19

A procuradora Cecília Amália Cunha Santos, do Ministério Público do Trabalho em Araguaína (TO), abriu Procedimento para apurar a denúncia feita pela Associação dos Servidores do Sistema Socioeducativo do Estado, aponta que os 14 adolescentes internados no Centro de Internação Provisória (CEIP Norte), em Santa Fé do Araguaia (TO), testaram positivo para o novo coronavírus em razão da ausência de medidas de isolamento, bem como do não fornecimento de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) necessários tanto aos internos quanto aos servidores.

Ao tomar conhecimento da denúncia, a procuradora destinou 100 kits de higiene ao CEIP, contendo máscaras, álcool gel e sabão.

Os kits de higiene são produzidos pelo Projeto “Combate ao COVID-19”, realizado pelo MPT em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-Araguaína), que recebeu R$ 205 mil, fruto de indenização em Ação Judicial movida pelo órgão ministerial.

O Projeto prevê a produção de 6.000 kits, a serem distribuídos à população carente de Araguaína (TO). O valor destinado ao Projeto é utilizado para compra dos insumos necessários, bem como para o pagamento de bolsas de um salário mínimo para as alunas e os alunos, que foram selecionados entre pessoas em situação de vulnerabilidade social.

As alunas e os alunos fazem curso de Química (para produção do álcool gel e sabão) e de costura (para confecção das máscaras).

O material foi enviado ontem (25/8) e já está sendo utilizado no Centro de Internação Provisória.

 

Imprimir