83 socioeducandos concluem aprendizagem profissional

Projeto do MPT em parceria com SENAI e SENAC tem, atualmente, 198 jovens em curso

Nos meses de julho e agosto de 2020, 83 jovens das unidades de Internação do Distrito Federal concluíram cursos de aprendizagem profissional em serviços administrativos e de pintor.

Os adolescentes, que cumprem medidas socioeducativas nas unidades do Recanto das Emas, de Santa Maria, de São Sebastião e de Planaltina, finalizaram mais uma etapa do Projeto “Medida de Aprendizagem”, liderado pelo Ministério Público do Trabalho, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Social (SENAI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

O Projeto, iniciado em 2018, tem como principal objetivo permitir uma mudança de perspectiva na vida desses jovens, ofertando cursos profissionais capazes de inseri-los no mercado de trabalho após sua ressocialização.

Para a procuradora Ana Maria Villa Real Ferreira Ramos, idealizadora e coordenadora do ‘Medida de Aprendizagem’, “é impactante poder aferir o potencial transformador da aprendizagem profissional, cuja importância é central na ressocialização dos adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, não só  porque lhes dá a oportunidade de qualificarem-se e preparem-se para o ingresso no mundo do trabalho, mas também a de aprenderem e exercerem outras habilidades, virtudes e valores".

 

Novas turmas:

A Unidade de Internação do Recanto das Emas (UNIRE) iniciou, nesta terça-feira (3/11), duas novas turmas com 30 jovens se especializando em serviços administrativos e outros 24 em atividades de pedreiro revestidor. Atualmente, são 88 aprendizes em formação na UNIRE.

Em Planaltina, o número é de 24, enquanto em São Sebastião são 30 e em Brazlândia, 26. A unidade de Santa Maria está em curso para formar mais 30, totalizando 198 jovens no Distrito Federal.

A procuradora Ana Maria Villa Real enfatiza a evolução do Projeto que iniciou com duas turmas em apenas duas unidades e que, atualmente, expandiu para cinco unidades e com seis turmas apenas na Unidade de Internação do Recanto das Emas.

Desde o início do Projeto, foram mais de 150 jovens formados, preparados para o mercado de trabalho.

 

Imprimir