• Informe-se
  • Notícias do MPT DF/TO
  • MPT em Araguaína (TO) destina recursos para pesquisa da Universidade Federal do Tocantins sobre real nível de infecção por Covid-19 no Município

MPT em Araguaína (TO) destina recursos para pesquisa da Universidade Federal do Tocantins sobre real nível de infecção por Covid-19 no Município

Dados oficiais registram 19.911 casos confirmados de Covid-19 em Araguaína

O Ministério Público do Trabalho em Araguaína (TO), representado pela procuradora Mariana Furtado Guimarães, destinou R$ 48.256,00 para realização de testes sorológicos para detecção de anticorpos anti-covid-19 na população de Araguaína (TO). Segundo dados da Prefeitura Municipal de Araguaína divulgados nesta quarta-feira (4/2), a cidade tem 19.911 casos confirmados, sendo 597 casos ativos da doença, 19.058 recuperados e 256 óbitos.

A Pesquisa será realizada por meio da aplicação de testes sorológicos em 520 participantes voluntários. “O Estudo visa o levantamento epidemiológico do nível de infecção real da população de Araguaína, incluindo os casos de infecção assintomática, sintomática leve ou oligossintomática. O exame sorológico para pesquisa e quantificação de anticorpos (IgM e IgG) será executado pelo laboratório Analisys, que dispõe de infraestrutura, insumos e metodologia validada pela Anvisa”, explica a procuradora Mariana Guimarães.

Serão utilizados dois testes diferentes, o Elisa, com amostras de sangue para reações antígeno-anticorpo detectáveis, e o RT-PCR, a partir de coleta de mucosa por swab. O RT-PCR será realizado para medir a carga viral da Covid-19, mesmo em pessoas sem sintomas, enquanto o Elisa é utilizado para avaliar se o morador já teve a presença do vírus no organismo, mesmo sem saber.

O Projeto será desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Sanidade Animal e Saúde Pública da Universidade Federal do Tocantins (UFT). De acordo com o coordenador, professor doutor José Carlos Ribeiro Júnior, “conhecer os reais níveis de infecção da população por Covid-19 é fundamental para garantir o diagnóstico, monitoramento, controle e prevenção da dispersão da doença na população, direcionando estratégias específicas de controle de risco em áreas mais susceptíveis.”

Para a aplicação dos exames, será realizada amostragem estratificada por bairros do município proporcionalmente segundo a quantidade de habitantes. As casas serão sorteadas e o morador aleatório, maior de 18 anos e que não teve diagnóstico de Covid-19, será convidado a participar. De acordo com o Projeto de Pesquisa, o nível de confiança do estudo é de 95%.

Processo nº 0000652-83.2015.5.10.0811

 

 

Imprimir