MPT investe em capacitação de membros e servidores para ampliar combate aos agrotóxicos

Treinamento a distância da ESMPU está com inscrições abertas. Atividade será realizada de 1º a 4 de março, por meio de plataforma de videoconferência

Para ampliar estratégias de proteção aos trabalhadores expostos aos agrotóxicos, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) vai capacitar seus membros e servidores, durante a primeira semana de março.

O Programa parte da análise técnica e legal dos riscos a que estão expostos os trabalhadores e as comunidades nos diferentes estágios da cadeia produtiva baseada nos agroquímicos e segue pela discussão de propostas de enfrentamento do problema, seja no campo judicial e extrajudicial, inclusive com a possibilidade de atuação conjunta entre o Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Federal e dos estados.

Podem se inscrever membros e servidores do Ministério Público da União e dos Ministério Públicos Estaduais, parceiros de instituições públicas e organizações sociais voltadas à fiscalização e à preservação da saúde, do meio ambiente e do trabalho, além de profissionais e acadêmicos das áreas de Saúde e Direito. O prazo para se inscrever é até as 12h do dia 22 de fevereiro pelo site da ESMPU.

Para o procurador Leomar Daroncho, capacitador do Curso, na perspectiva trabalhista, “ainda é incipiente a atuação em estratégias de defesa da saúde do trabalhador exposto aos agrotóxicos. O tema é complexo, desafiador e extremamente urgente. Mas há iniciativas pioneiras do Ministério Público do Trabalho em parceria com a academia, que devem ser compartilhadas para nivelar conhecimentos e a troca de ideias visando a construção de novas possibilidades de atuação”, conclui.

Inscreva-se: https://escola.mpu.mp.br/integra/login?url=/selecao/inscrever/id/4439.

Para mais informações sobre o Curso, acesse o projeto pedagógico.

Com informações da ESMPU e do Portal Rede Brasil Atual

 

 

Imprimir