Prêmio MPT na Escola 2021: Inscrições abertas para Etapa Distrital

Alunos do 4º ao 7º ano podem concorrer nas categorias Conto, Poesia, Música e Desenho

O Ministério Público do Trabalho lançou, esta semana, Edital regulamentando o Prêmio MPT na Escola 2021, que irá selecionar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos de escolas de todo o Brasil.

Este ano, poderão participar alunos do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental, sendo que os alunos do 4º e 5º ano vão compor o Grupo 1 e devem abordar o tema: Trabalho Infantil, enquanto os alunos do 6º e do 7º ano, integrantes do Grupo 2, têm de explorar o tema: profissionalização do adolescente/aprendizagem profissional.

São quatro categorias: Conto, Poesia, Música e Desenho. Cada Escola pode inscrever apenas um trabalho por categoria, dentro de cada Grupo.

O Objetivo do Prêmio é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e da proteção do adolescente trabalhador, reconhecendo e divulgando os melhores trabalhos e estimulando a formação crítica e cultural dos alunos.

 

Etapa Distrital:

Cada Coordenação Regional de Ensino (CRE) é responsável por selecionar os trabalhos produzidos pelas escolas vinculadas e enviá-los para o Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal (MPT-DF) por e-mail (mptnaescola2021.prt10@gmail.com) até a data limite de 13 de agosto de 2021

Os contos e poesias podem ser encaminhados diretamente pelo e-mail. A música deve ser publicada em canal no Youtube, sendo o respectivo link encaminhado, junto com a ficha de inscrição, também para o e-mail.

Na categoria Desenho, as cartolinas devem ser entregues, sem moldura, mediante recibo, na sede do MPT-DF, acompanhada de foto nítida e colorida do trabalho, juntamente com a ficha de inscrição. Também devem ser verificadas as informações sociais no site www.prt10.mpt.mp.br sobre os horários de funcionamento e as restrições de atendimento ao público em razão da pandemia do novo coronavírus.

Serão premiados aqueles que obtiverem as três melhores notas em cada categoria e Grupo. A solenidade de entrega dos Prêmios Distritais será realizada em Brasília (DF), na sede do MPT-DF, em data que será divulgada oportunamente. Caso não seja possível a realização do Evento presencial, a solenidade ocorrerá de forma virtual.

 

Etapa Nacional:

Os primeiros colocados de cada categoria da Etapa Distrital vão concorrer na Etapa Nacional e serão inscritos até o dia 17 de setembro pelo Coordenador Regional da Coordinfância do MPT-DF.

Na Etapa Nacional, será distribuído troféu e medalha para os três primeiros colocados de cada categoria, além de outros prêmios que poderão ser entregues pela Comissão Organizadora e que serão divulgados oportunamente em Edital próprio.

Sendo possível a realização da solenidade presencial, a entrega dos prêmios dar-se-á em Evento a ser realizado na sede da Procuradoria-Geral do Trabalho (PGT) em Brasília (DF).

Os trabalhos inscritos na Etapa Nacional também poderão ser publicados pelo MPT em livro, revista ou no site da instituição

Para mais informações, consulte o Edital do Prêmio MPT na Escola 2021 ou entre em contato por e-mail (mptnaescola2021.prt10@gmail.com).

 

Imprimir