• Informe-se
  • Notícias do MPT DF/TO
  • Conglomerado que explorava mão de obra em situação análoga ao trabalho escravo contemporâneo tem audiência inicial no Foro Trabalhista do Gama (DF)

Conglomerado que explorava mão de obra em situação análoga ao trabalho escravo contemporâneo tem audiência inicial no Foro Trabalhista do Gama (DF)

Representantes da Folha de Palmeiras e da Universal Empreendimentos Imobiliários não compareceram à audiência

O juiz Claudinei da Silva Campos, da Vara do Trabalho do Gama (DF), declarou a ausência de representantes da Folha de Palmeiras Comércio e Indústria de Alimentos Ltda. e da Universal Empreendimentos Imobiliários Ltda. durante audiência inaugural realizada nessa segunda-feira (1º/7). As empresas podem sofrer as penalidades de revelia – ausência na audiência em que deveriam apresentar defesa – e de confissão ficta – falta de depoimento pessoal e interrogatório das partes.

A procuradora Marici Coelho de Barros Pereira, do Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal (MPT-DF), informou, aos representantes das partes presentes, que o Órgão Ministerial está aberto para discutir proposta de conciliação. “Podemos agendar reunião no MPT para discutir eventual ajuste”, afirma a procuradora.

O advogado da Igreja Adventista Remanescente de Laodiceia manifestou interesse de conciliar. Também requereu a identificação do denunciante. Por fim, apresentou protesto aos autos de infração elaborados pelos auditores-fiscais do Trabalho. “Em havendo sucesso das defesas, o próprio objeto dos referidos autos de infração restaria prejudicado e os efeitos danosos aos reclamados seriam de fácil reparação”, declara.

De acordo com a procuradora Marici Coelho de Barros Pereirao MPT tem o dever legal de proteger a identidade do denunciante que pede sigilo, não só por imposição legal como também em razão de suas resoluções internas. O segredo de justiça não protege denunciante, uma vez que as partes denunciadas teriam acesso a seus nomes. Além disso, a ação principal não se baseia apenas em denúncias, mas sim, principalmente, em autos de infração e outros elementos obtidos em inquérito civil”, afirma.

O juiz Claudinei Campos concedeu prazo de dez dias úteis para a Igreja de Laodiceia junte aos autos documento ou justificativa da ausência da juntada.

Ficou agendada audiência de instrução para o dia 21 de agosto, a partir das 8h30.

 

Entenda o caso

Em março, as procuradoras Carolina Vieira Mercante e Dinamar Cely Hoffmann, do Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal (MPT-DF), participaram de operação interinstitucional na sede da Igreja Adventista Remanescente de Laodiceia, localizada na região administrativa do Gama (DF), com o objetivo de apurar a prática de submissão de pessoas a condições análogas às de escravo.

Na ocasião, a procuradora Carolina Mercante identificou a exploração de fiéis, que trabalhavam sem receber salário. “Os trabalhadores são pessoas humildes, alguns analfabetos, com vulnerabilidade socioeconômica muito grande e que não possuem nenhuma informação contábil das empresas. É impossível se falar em comunidade. São trabalhadores explorados por uma empresa que não contrata, não paga nenhuma verba e que, ao contrário, apenas cobra por seus serviços”, afirma a procuradora. Relembre aqui.

O MPT ingressou com Ação Cautelar, garantindo o bloqueio das contas de Ana Vindoura, Luciclei Rosa da Silva, Márcia Cristina Cardoso, Márcia Morais de Rezende e Lúcio de Faria Silva Alves, assim como todos os ativos financeiros das empresas Folha de Palmeiras Comércio e Indústria de Alimento Ltda., Folha de Palmeiras Produtos Alimentícios Ltda. – EPP, Universal Empreendimentos Imobiliários Ltda. e da Igreja Adventista Remanescente de Laodiceia. Os envolvidos tiveram seus bens bloqueados por compor, diretamente, o conglomerado que explorava mão de obra em situação similar ao trabalho escravo contemporâneo.

O valor bloqueado será destinado ao pagamento dos trabalhadores explorados, que, além de não receberem salário pelo serviço, ainda eram obrigados a pagar a moradia e os alimentos que consumiam. Para elas, a restrição de ativos é fundamental para garantir a reparação dos danos causados, além de salvaguardar direitos de natureza alimentar. Elas também pontuam que a urgência é necessária pois estão caracterizados o “fumus boni iuris” e o “periculum in mora”, já que os líderes religiosos envolvidos nunca agiram de forma compatível a quem pretende pagar suas dívidas.

Processo nº 0000205-16.2019.5.10.0016

 

 

Imprimir