MPT cobra providências do GDF no combate ao mosquito da dengue na Secretaria de Estado de Justiça

Inspeção da Diretoria de Vigilância Ambiental encontrou larva do Aedes aegypti no último mês

O Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal (MPT-DF), representado pela procuradora Marici Coelho de Barros Pereira, cobrou providências para solução definitiva dos problemas apontados pela Diretoria de Vigilância Ambiental, em inspeção na antiga rodoferroviária, prédio público que abriga, atualmente, o SEJUS, a Adasa e o DFTrans. O MPT investiga o caso e a procuradora oficiou aos secretários de Justiça e de Saúde do GDF, para “adoção de medidas urgentes”.

A Diretoria, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde, encontrou foco do mosquito da dengue, com acúmulo de água em quatro grandes calhas de 270 metros cada. Foi coletada amostra de larva, que, após o encaminhamento à laboratório, confirmou se tratar de Aedes Aegypti.

Além disso, os agentes de saúde encontraram muitas baratas e um escorpião amarelo (Tityus serrulatus), próximo à entrada privativa do edifício. Os profissionais recomendaram medidas urgentes para evitar a transmissão da dengue no local.

Em caráter provisório, eles requereram a limpeza periódica das calhas, com uso de cloro, enquanto perdurar o período da chuva, além de apontar a necessidade de uma reforma definitiva no local para encerrar com o foco do mosquito.

A procuradora do Trabalho Marici Coelho cobra dos chefes das pastas o cumprimento da recomendação da Diretoria de Vigilância Ambiental e alerta que a situação põe em risco “centenas de pessoas que transitam naquele prédio público”.

O prazo para encaminhamento das respostas do GDF encerra-se no fim desta semana.

 

Imprimir