Projeto ‘Medida de Aprendizagem’ forma 79 novos aprendizes no DF

Turmas de Planaltina, São Sebastião e Santa Maria concluíram os cursos nos últimos dias

A procuradora Ana Maria Villa Real Ferreira Ramos, coordenadora nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente do Ministério Público do Trabalho, participou da solenidade virtual de formatura de três turmas de jovens que cumprem medidas socioeducativas e que concluíram cursos de aprendizagem promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Distrito Federal (Senac-DF) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF).

A qualificação nas Unidades de Internação faz parte do Projeto Medida de Aprendizagem. O objetivo é contribuir para a ressocialização de adolescentes e jovens a partir do acesso à profissionalização. Foram 23 aprendizes formados na Unidade de internação de Planaltina, 27 na Unidade de São Sebastião e 29 na de Santa Maria, totalizando 79 formandos.

Formandos - 1
Formandos - 1

Formandos - 2
Formandos - 2

Formandos - 3
Formandos - 3

 

Segundo a procuradora Ana Maria Villa Real, “as formaturas têm sido momentos de grande emoção, não só em razão da garra e perseverança dos aprendizes, após dez meses de intensa dedicação, mas especialmente pela presença, ainda que virtual, de seus familiares”.

Ela destaca que compartilhar a conquista com a família tem “enorme impacto” na autoestima dos adolescentes, com manifestações de carinho, apreço e orgulho e que é preciso fortalecer o eixo da profissionalização na socioeducação para promover o resgate da cidadania desses jovens.

“O mais impactante é testemunhar a transformação desses adolescentes que, para além da qualificação profissional, exercitam valores e virtudes na aprendizagem profissional: colaboração, respeito, coleguismo, solidariedade, altruísmo. Além disso, constroem vínculos afetivos, tão importantes na sua formação, no processo de ressocialização e na ressignificação de suas vidas”, finaliza a procuradora.

O Projeto começou em 2018 nas Unidades de Santa Maria e Recanto das Emas e desde então expandiu para todas as unidades do Distrito Federal, que comportam a aprendizagem.

A implementação da aprendizagem nas Unidades de Internação no DF foi possível a partir da assinatura do ACT nº 03/18, em que são partícipes Ministério Público do Trabalho, Ministério Público no Distrito Federal e Territórios, Defensoria Pública do Distrito Federal, Secretaria de Estado de Justiça, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Distrito Federal, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Distrito Federal, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

 

Imprimir