Solenidade marca entrega da última etapa da obra da sede própria do MPT no Distrito Federal

Evento foi transmitido ao vivo, pela TV MPT

Nesta sexta-feira, 16 de julho de 2021, às 11 horas, o procurador-geral do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro, e a procuradora-chefa da Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região, Valesca de Morais do Monte, celebraram a entrega da última etapa da obra da sede própria do Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal (MPT-DF).

O Evento foi transmitido na TV MPT, pelo Youtube. A obra da sede integra o Projeto “Locação Zero”, que tem como principal objetivo a construção ou aquisição de sedes próprias do MPT em todas as Regiões do Brasil.

Em razão da pandemia do novo coronavírus, o evento presencial foi restrito a poucas pessoas, com o objetivo de garantir o distanciamento social necessário. Todos utilizaram, obrigatoriamente, máscaras de proteção facial, além da disponibilização de álcool gel aos presentes.

Procuradora Helena, procuradora Valesca, procurador Alberto Balazeiro
Procuradora Helena, procuradora Valesca, procurador Alberto Balazeiro

Convidados acompanham cerimônia
Convidados acompanham cerimônia
Para a procuradora-chefe Valesca do Monte, a entrega da sede própria marca um novo momento para o MPT, reforçando sua identidade e seu papel constitucional na defesa dos direitos trabalhistas de toda a sociedade.

“A instituição Ministério Público do Trabalho está atrelada à Constituição cidadã, que tem nos direitos fundamentais seus alicerces. Com essa estrutura física destinada a abrigar, em caráter definitivo, nosso pessoal e nosso patrimônio, dedicamos à sociedade do Distrito Federal e de Tocantins a construção desse edifício ressaltando sempre nosso compromisso com a ordem democrática, os direitos sociais e um futuro de liberdade e igualdade para o Brasil”.

O procurador-geral do Trabalho, Alberto Balazeiro, elogiou o trabalho em equipe, ao longo dos últimos anos, que permitiu o avanço significativo da obra da sede, e, em breve, a entrega definitiva do espaço.

“Como parte do programa Locação Zero, assumimos com a amiga Valesca e com toda a gestão da PRT da 10ª Região, o compromisso de alocar recursos, priorizar suporte técnico e agir conjuntamente para que a PRT da 10ª Região tivesse, finalmente, sua sede própria. O programa Locação Zero é uma construção coletiva que nos permite celebrar um conjunto de ações que abriram portas para perenidade e crescimento institucional do nosso Ministério Público do Trabalho”, finaliza.

Compuseram a mesa de autoridades o procurador-geral do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro, a procuradora-chefa do Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal e no Tocantins (MPT-DF /TO), Valesca de Morais do Monte, a vice-procuradora-chefe, Helena Fernandes Barroso Marques e o diretor-geral do Ministério Público do Trabalho, Luciano Aragão Santos.

Os integrantes da mesa diretora e o diretor-regional do Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal e Tocantins, José Antonio Coutinho Vinhas Duran descerraram a placa que marca a entrega da última etapa da obra.

Descerramento da placa
Descerramento da placa

Procuradora-chefe Valesca Monte e procurador-geral do Trabalho Alberto Balazeiro
Procuradora-chefe Valesca Monte e procurador-geral do Trabalho Alberto Balazeiro

No último mês, a Décima inaugurou a sede própria em Palmas (TO) e, em 2019, ocorreu a inauguração da sede em Araguaína (TO). A conclusão da obra em Brasília (DF) é o último passo para que toda a 10ª Região (Distrito Federal e Tocantins) tenham sedes próprias.

 

Nova sede em Brasília:

Localizada na SGAN, Entrequadras 711/911, Lote A, ao lado da Promotoria de Defesa da Infância e da Juventude, o edifício tem área total de 16 mil m². A nova sede do MPT em Brasília terá aproximadamente 200 vagas de garagem para membros e servidores, área vivencial completa, refeitório, vestiários, bicicletário, auditório para 174 pessoas e gabinetes confortáveis.

O edifício também vai atender às normas de acessibilidade, com vestiários e banheiros adaptados às pessoas com deficiência.

 

Imprimir