Abril Verde 2026: MPT-DF promove Audiência Pública sobre prevenção de acidentes no setor elétrico
Auditório da Sede recebeu procuradores, autoridades, estudantes e representantes de classe e da sociedade civil
Na manhã de hoje (28/4), Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal (MPT-DF) sediou Audiência Pública a respeito da prevenção de acidentes no setor elétrico. A iniciativa contou com a parceria do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e do Comitê Permanente Regional no Distrito Federal (CPR-DF).
Ao iniciar os trabalhos, a procuradora-chefa Dalliana Vilar Pereira demonstrou satisfação em poder reunir parceiros em um ato alusivo à defesa da vida. “Temos, dentro do MPT, o desenvolvimento de projetos institucionais que buscam não apenas a repressão de condutas ilícitas, mas a prevenção da sua ocorrência, hoje, destacando a área da eletricidade”, afirmou.
A procuradora-chefa ressaltou, ainda, o trabalho das procuradoras e dos procuradores integrantes da Coordenadoria Regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat): “Os integrantes da Codemat sempre trazem a sua inquietação com o crescente número de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, relacionadas, também, à questão da saúde mental no trabalho, ambos em aceleração tanto no Distrito Federal, quanto no Tocantins.”
A Codemat do MPT-DF/TO é composta pelas procuradoras Carolina Pereira Mercante, Karol Teixeira de Oliveira, Maria Nely Bezerra de Oliveira e Marici Coelho de Barros Pereira e pelos procuradores Charles Lustosa Silvestre, Joaquim Rodrigues Nascimento e Leomar Daroncho.
O presidente do TRT-10, desembargador José Leone Cordeiro Leite, expressou contentamento em fazer parte do debate, se colocando à disposição para contribuir nos Eventos: “O objetivo das Audiências Públicas é abordar temas palpitantes e, nesse caso, a temática é de extrema importância. Além de o seu interesse, é algo que se relaciona à atividade do Ministério Público e do Tribunal Regional do Trabalho, afetando a sociedade como um todo”, declarou o magistrado.
O Evento contou com falas do coordenador regional da Codemat, procurador Leomar Daroncho, da gestora do Programa de Prevenção de Acidentes do TRT-10, juíza Mariana Nascimento Ferreira, do auditor-fiscal do Trabalho do MTE, Virgílio Pires de Miranda Junior, do perito em Engenharia Civil do MPT-DF, Lélio Mendes Santana Junior, do gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia, Jorge Frota, do sargento Hugo Leonardo Araújo Gomes do CBMDF e do diretor do Sindicato dos Urbanitários do Distrito Federal, João Carlos Dias Ferreira.




