Representantes do MPT, do MPTO e de órgãos parceiros planejam nova etapa de ação voltada à saúde dos caminhoneiros

Reunião foi realizada por videoconferência

O planejamento das ações de atenção à saúde dos caminheiros que trafegam pela BR-153 foi tema de reunião realizada ontem (25/5) com a participação de representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público do Tocantins (MPTO), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Serviço Social do Transporte (Senat), Secretaria Estadual da Saúde (SES) e Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas).

A procuradora do Trabalho Gisela Nabuco Majela Sousa (MPT), que preside procedimento promocional que tramita no 1º Ofício do Ministério Público do Trabalho em Gurupi (TO), ressaltou a importância da “atenção à saúde dos caminhoneiros que transitam no estado do Tocantins, incluindo testes e entrevistas e, posterior, acolhimento”.

Na reunião, ficou definida nova abordagem a caminhoneiros para o início de junho, onde serão realizados testes rápidos de detecção de Covid-19 com o objetivo de prestar assistência aos caminhoneiros que testarem positivo, além de promover a desinfecção e manter a guarda temporária dos seus veículos.

A SES, representada pela Vigilância Sanitária Estadual, assumiu o compromisso de disponibilizar o formulário que será preenchido pelos caminheiros no momento da testagem, além de ficar responsável por avaliar as questões referentes à desinfeção dos veículos dos caminhoneiros positivados.

A Setas vai viabilizar a oferta de alimentação e de suporte aos caminhoneiros que forem diagnosticados em Gurupi, onde ainda não existe essa iniciativa. Em Araguaína, onde há suporte à saúde dos caminhoneiros nas questões relacionadas à Covid-19, a Setas vai prestar apoio.

O Governo do Estado do Tocantins vai avaliar a disponibilidade de local onde os caminhões dos condutores testados positivamente possam permanecer temporariamente até que outras pessoas sejam designadas para retirá-los.

Também participaram da reunião, as procuradoras do Trabalho Lys Sobral Cardoso e Ana Lúcia Stumpf (MPT - GT COVID-19) e a promotora de Justiça Araína D’Alessandro (MPTO), além de Jeisielle Rocha Paulino e Helayne Ferreira, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (SETAS); de Perciliana Bezerra, da Superintendência de Vigilância em Saúde; de Sérgio Luís de Oliveira Silva, da Diretoria de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador; de Magna Leite, da Gerência em Saúde do Trabalhador (CEREST-TO); de Laudecy Coimbra, Márcia Valéria e Sylmara Guida, da Diretoria de Atenção Primária; de Paulo Célio, Alexandre Brito, Almir Eustáquio e Roberto Mendes, da Polícia Rodoviária Federal; de Marcelo, da Polícia Militar e de Mauro Galvão, diretor do SEST-SENAT/TO).

Procedimento Promocional nº 000108.2020.10.001/8

Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Tocantins

 

Imprimir