Projeto da DPE do Tocantins, realizado em parceria com o MPT em Araguaína (TO), é selecionado no Prêmio Innovare

“Leitura: espaço de liberdade” incentiva estudo da literatura entre adolescentes do Socioeducativo

O Ministério Público do Trabalho em Araguaína destinou recursos para a aquisição de mobiliário, equipamento e reforma da biblioteca da biblioteca da Escola Estadual Castro Alves, em Santa Fé do Araguaia. A primeira destinação, no valor R$ 10 mil, possibilitou a compra de notebook, impressora multifuncional, conjuntos de mesas com cadeiras, ar-condicionado e obras literárias para o espaço.

A unidade escolar atende aos adolescentes do Sistema Socioeducativo, que estão no Centro de Internação Provisória Norte (Ceip), e alunos regulares do Município. Além do acesso recreativo aos livros para todos os estudantes, o objetivo é propor o uso dos livros no Plano Individual de Atendimento para que os internos do Ceip elaborem textos que serão avaliados pela equipe multidisciplinar da Unidade.

A iniciativa integra o projeto “Leitura: espaço de liberdade”, elaborado pela defensora pública Téssia Gomes Carneiro, que atua na 1ª Defensoria de Família e Sucessões em Araguaína, em parceria com o Ministério Público do Trabalho em Araguaína, representado pela procuradora Cecília Amália Cunha Santos. “A leitura é um caminho de engrandecimento, importante para a formação e reintegração desses jovens à sociedade”, explica a procuradora.

A biblioteca conta, atualmente, com mais de 600 obras literárias, adquiridas na destinação social e arrecadadas em campanha promovida pela da Defensoria Pública do Estado do Tocantins envolvendo instituições parceiras.


Prêmio Innovare

O Prêmio Innovare é o maior prêmio da justiça brasileira. Foi criado com o objetivo de identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.

Participam das Comissão Julgadora do Innovare, ministros do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais de destaque interessados em contribuir para o desenvolvimento do Poder Judiciário brasileiro.

O Conselho Superior é composto por representantes das associações representativas: Associação de Magistrados Brasileiros, Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, Associação Nacional dos Defensores Públicos, Associação dos Juízes Federais do Brasil, da Associação Nacional dos Procuradores da República, da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho e Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, além do Ministério da Justiça por meio da Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania, do Ministro Carlos Ayres Britto e do jornalista Roberto Irineu Marinho, presidente do Grupo Globo.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Defensoria Pública do Estado do Tocantins

 

 

Imprimir