• Informe-se
  • Notícias do MPT DF/TO
  • MPT em Palmas reúne representantes de órgãos e entidades para discutir medidas de prevenção ao Covid-19 para caminhoneiros que trafegam pelo Estado

MPT em Palmas reúne representantes de órgãos e entidades para discutir medidas de prevenção ao Covid-19 para caminhoneiros que trafegam pelo Estado

Reunião foi realizada por videoconferência

A procuradora Gisela Nabuco Majela Sousa conduziu, na última terça-feira (28/4), reunião por videoconferência com o objetivo de instituir fluxo de atendimento e de acolhimento de motoristas do transporte rodoviário de cargas que estejam de passagem pelo Estado do Tocantins, no contexto da pandemia de Covid-19. A iniciativa é inédita no Ministério Público do Trabalho.

Foi discutida a importância de disponibilização de pontos de apoio para testagem de caminhoneiros que transitam pelas rodovias do Tocantins, especialmente a BR-153. O objetivo é que estes profissionais sejam testados por amostragem, bem como que sejam definidos protocolos e estratégias para o acolhimento de caminhoneiros que tenham suspeita ou diagnóstico de Covid-19 mas que, pelo quadro de saúde, não precisem de internação hospitalar.

A procuradora Gisela Sousa ressaltou que, dentre os caminhoneiros de passagem pelo Estado que testaram positivo para Covid-19, já ocorreu um óbito. Para ela, “esses profissionais, normalmente, apresentam fatores de risco, tais como hipertensão e diabetes, o que pode agravar o seu quadro, caso contraiam a doença”.

A procuradora também destacou a possibilidade desses profissionais serem potenciais vetores de transmissão do vírus, pelo fluxo nos restaurantes, postos de combustíveis, pois transitam por todo o país. “Assim, necessitam de acolhimento e amparo humanitário para esses motoristas”, completa.

Participaram da reunião, a procuradora Cecília Amália Cunha Santos, do Ministério Público do Trabalho em Araguaína; o procurador Fernando Antônio de Alencar Alves de Oliveira Júnior, do Ministério Público Federal; além dos promotores Araína D’Alessandro, Leonardo Gouveia Olhe Blanck, Marcelo Lima Nunes, Thais Cairo Souza Lopes, Thais Massilon e Munique Teixeira Vaz, do Ministério Público do Estado do Tocantins.

Participaram também, o secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini; a Superintendente de Vigilância em Saúde, Perciliana Bezerra; o diretor de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, Sérgio Luís de Oliveira Silva; o Superintendente da PRF/TO), Hallison Firma; o comandante de Policiamento Especializado da Polícia Militar, coronel Marizon Mendes Marques e o diretor do SEST/SENAT, Mauro Galvão.

Pelo Município de Gurupi (TO), participaram o secretário de Saúde, Gutierres Torquato e o secretário de Trabalho, Assistência Social e Proteção à Mulher, Silvério Taurino da Rocha Moreira.

Representando o Município de Araguaína (TO), participaram a secretária de Saúde, Ana Paula Abadia; a secretária da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Fernanda Ribeiro Barbosa;  

O secretário de Saúde do Município de Colinas, José Maria Felipe Brazão Mendes; a secretária de Saúde do Município de Paraíso do Tocantins, Rosirene Gomes Leal e a secretária de Assistência Social do Município de Paraíso do Tocantins, Anna Paola de Oliveira Melo também estiveram na reunião virtual.

 

Imprimir