• Informe-se
  • Notícias do MPT DF/TO
  • MPs orientam dirigentes religiosos que celebrações presenciais em Palmas (TO) sejam substituídas por alternativas que não gerem aglomeração

MPs orientam dirigentes religiosos que celebrações presenciais em Palmas (TO) sejam substituídas por alternativas que não gerem aglomeração

Objetivo é conter a proliferação do novo coronavírus

O Ministério Público do Trabalho (MPT) no Tocantins, o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Tocantins (MPTO), expediram, conjuntamente, recomendação direcionada aos responsáveis por templos religiosos do município de Palmas. No documento, os órgãos de controle orientam que cultos, missas, reuniões e eventos demais eventos religiosos presenciais sejam substituídos por formas alternativas, que não gerem aglomeração e preservem a saúde dos fiéis, da população e todos que colaboram com a realização dessas cerimônias.

A recomendação é assinada pelo procurador do Trabalho Paulo Cezar Antun de Carvalho, pelo procurador da República Fernando Antônio de Alencar Alves de Oliveira Júnior e pelos promotores de Justiça Araína Cesárea D’alessandro e Célem Guimarães Guerra Júnior.

A orientação é que a substituição perdure durante a pandemia do novo coronavírus e enquanto estiverem vigentes os decretos expedidos pelo Estado do Tocantins e pelo Município de Palmas, que declararam situação de emergência e versam sobre o distanciamento social.

Enquanto o decreto estadual orienta os prefeitos a baixarem atos que proíbam as atividades e serviços privados não essenciais, o decreto municipal veda, expressamente, a realização de qualquer evento, reunião ou atividade sujeita à aglomeração de pessoas, especificando que a proibição abrange tanto as atividades comerciais quanto as religiosas.

A recomendação considera o estado excepcional de pandemia, que torna necessária a colaboração de todos na contenção da proliferação pelo Covid-19. Também menciona o momento atual no Estado e no país, de elevação dos casos suspeitos e confirmados de Covid-19, bem como dos óbitos ocasionados pela doença, o que requer a adoção de medidas de prevenção efetivas.
Concentração de pessoas

Os órgãos de controle também consideram o fato de que eventos e cultos religiosos geralmente ocorrem com elevada aglomeração de pessoas, umas próximas das outras, em locais fechados, o que torna alto o risco de contágio pelo novo coronavírus. Porém, acrescentam que há alternativas, como a transmissão das celebrações pela internet.

Confira a íntegra da Recomendação.

 

 

Imprimir