• Informe-se
  • Notícias do MPT DF/TO
  • Órgãos de controle assinam manifestação para acompanhar conjuntamente trabalhos da Comissão de Erradicação do Trabalho Escravo no Estado do Tocantins

Órgãos de controle assinam manifestação para acompanhar conjuntamente trabalhos da Comissão de Erradicação do Trabalho Escravo no Estado do Tocantins

Desde o início de 2022, MPF e MPT perceberam um descuido por parte da Administração Pública estadual com as atividades da Comissão

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) assinaram manifestação conjunta, na última sexta-feira (6/5) para acompanhar as medidas adotadas pelo Governo do Estado para regularizar os trabalhos da Comissão de Erradicação do Trabalho Escravo no Estado do Tocantins (Coetrae-TO).

A Coetrae-TO é um órgão composto por representantes de diversos setores do Poder Público e da sociedade, com a relevante atribuição de monitorar as ações, programas e projetos para a prevenção e o enfrentamento do trabalho escravo no Tocantins. Entre os órgãos que compõem a Coetrae-TO estão o MPF, o MPT e diversas secretarias estaduais, sendo a Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju) responsável pela coordenação.

Entre o final de 2021 e o início de 2022, a Coetrae-TO, com o encerramento de mandatos e mudanças dos membros, passou por um período de transição. Contudo, estando já em maio de 2022, os representantes do MPF e do MPT têm percebido um descuido por parte da Administração Pública estadual com as atividades da Comissão, como por exemplo a ausência de estrutura de secretaria dos trabalhos e a demora na indicação de novos membros.

Diante da relevância da Coetrae-TO para a erradicação do trabalho escravo e a tutela dos Direitos Humanos, o procurador da República Fernando Oliveira Junior e a procuradora do Trabalho Cecília Amália Cunha Santos, expediram diligências para garantir o adequado funcionamento da Comissão.

Segundo Fernando Oliveira Júnior, “é um cenário preocupante. Desde 2014, quando comecei a acompanhar de perto os trabalhos da Coetrae-TO, não me recordo de um período em que as atividades da Comissão estivessem tão comprometidas. O Governo precisa agir rápido para regularizar os trabalhos”.

Para a procuradora Cecília Cunha, a instabilidade econômica atual do Brasil favorece o aumento de casos de trabalho escravo, “e é justamente nesse momento de tamanha crise, em que o Estado do Tocantins não dá a atenção necessária ao assunto. Tivemos que tomar essa medida em razão da falta de empenho do Executivo na solução e prevenção do combate ao trabalho escravo”, explica.

O Governador do Tocantins deve apresentar, no prazo de até 10 dias, os nomes de todos os representantes do Governo Estadual e de suas Secretarias designados para a Coetrae-TO, com os respectivos contatos, e-mail e telefone, enquanto o secretário da Seciju deve esclarecer a rotina de atividades da Coetrae-TO, informando também quais servidores realizarão o trabalho de secretariado da Comissão e se esta dispõe de espaço físico para a organização de seus trabalhos e a realização de reuniões presenciais. A Seciju deve ainda agendar reunião com os Ministérios Públicos Federal e do Trabalho entre os dias 23 e 27 de maio.

Com informações MPF

 

Imprimir